• Merkaz

6 livros sobre startups para inspirar a sua jornada empreendedora



A Startup Enxuta - Eric Ries

É daqueles livros referência quando se fala em startup. Eric com uma didática simples aborda questões complexas sobre jovens empresas em busca de seu modelo de negócio. Com exemplos reais e analogias trata de questões importantes desde a ideação ao lançamento de um negócio, focando na metodologia ágil com o desenvolvimento de protótipo e MVP e as interações com o mercado para entender, aprender os gostos e necessidades do seu consumidor em uma jornada de aprendizagem e melhora do seu produto.


The $ 100 Startup — Chris Guillebeau

Chris também é empreendedor, além de viajar pelo mundo, mas baseou um dos seus livros em pesquisa que fez com mais de 1.500 empreendedores de startups que iniciaram com pouco dinheiro. Inclusive, alguns começaram com até menos do que os 100 dólares escritos na capa.

O livro tem como objetivo mostrar que com motivação e inteligência é possível superar as dificuldades da falta de capital, ter sucesso nos negócios e até mesmo transformar paixões em fonte de alta renda. Além de expor muitos dados entre as aproximadamente 240 páginas, Chris atua como um motivador para empreendedores atuais e futuros.


10 Mil Startups — Felipe Matos

Felipe é o fundador da aceleradora Startup Farm e já apoiou mais de 10 empresas, fato no qual seu livro e o título da obra são baseados.

Em suma, o livro ensina como criar uma startup de tecnologia no Brasil e fazê-la crescer, abordando desde a fase de validação até o estágio de escala em alto nível. Para isso, o autor aborda dezenas de temas importantes para os negócios, como:

•          criação de um modelo de negócio;

•          captação de investimento;

•          gestão empresarial,;

•          gestão financeira;

•          captação de talentos e montagem de equipes;

•          medição de resultados e aplicação deles na administração.

Zero to One — Peter Thiel

O autor Peter Thiel é uma das mentes brilhantes responsáveis pela criação e pelo grande crescimento do Paypal. E foi exatamente esse feito, e as experiências obtidas com ele, que idealizou o De Zero a Um.

Basicamente, Peter acredita que o sucesso vem do monopólio, ou no mínimo de uma liderança de mercado gigante e que se assemelhe a isso — o que é uma ideia controversa. Segundo ele, competir faz com que a startup torne-se parecida com todas as demais e que os empreendedores devem buscar coisas novas, de preferência ainda não feitas, caso dele próprio e de ícones como Steve Jobs e Mark Zuckerberg.

Em cima desses conceitos próprios, Peter ensina como pensar para criar coisas novas, revelar valores ainda não percebidos pela maioria das pessoas e empreender baseando-se em inovação.

Tools of Titans — Tim Ferriss

Além de escrever livros sobre startups, Tim também é investidor-anjo, empreendedor e tem um podcast de muito sucesso nos Estados Unidos, o Tim Ferriss Show, recebe convidados conhecidos internacionalmente para falar sobre startups, empreendedorismo e temas correlatos.

Com tanta bagagem, Ferriss compilou ideias discutidas em entrevistas de seu podcast, unindo-as a suas experiências, para transmitir conhecimentos e percepções práticas de cases de sucesso e fracasso aos leitores.

Elon Musk — Ashlee Vance

Para quem se interessa no bilionário e gênio por trás da Tesla e da Space X, Elon Musk é um livro muito recomendado. Nele, o jornalista de tecnologia Ashlee aprofunda-se na vida pessoal e profissional de Musk e abre ao público detalhes de suas realizações e de seu dia a dia que normalmente não estão na mídia.

Você tem mais algum livro sobre startups para indicar? Já leu algum dos citados acima e quer dar a sua opinião? Deixe sua indicação ou sua resenha nos comentários.



  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
SEJA UM MEMBRO MERKAZ!
venha tomar um café com a gente!

Rua Hungria, 1000 / São Paulo, SP - Brasil

​​Tel: (11) 3818-8874​ | contato@merkaz.com.br