- Merkaz
A importância do Google Analytics

Se você ainda não sabe o que é Google Analytics, pode estar perdendo
diversas oportunidades de negócios no mundo online por não entender a
audiência do seu site.
O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que
pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.
O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários
acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao
navegar pelas diversas páginas e seções deste site.
É com base nas informações coletadas através do Google Analytics que
podemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o
comportamento esperado como resposta a uma determinada campanha de
marketing online fazendo exatamente o que esperávamos no projeto inicial, e
se não, o que pode ser feito para corrigir o problema.
O monitoramento de tráfego é uma das principais funções de qualquer
atividade online e indispensável para a gestão de negócios neste segmento, e
o Google Analytics é a ferramenta padrão do mercado.
Recursos disponíveis no Google Analytics
Os recursos do Google Analytics parecem ser infinitos e justamente por isso é
considerado atualmente uma das principais ferramentas de gerenciamento de
decisões na Web. Veja algumas das informações que ele fornece:
Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao
site
Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao
site
Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas
Resultados de e-commerce – Como anda o desempenha da sua loja
virtual
Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam
melhor resultado
Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior
acesso
Google Analytics não é bola de cristal
O Google Analytics não aponta para você onde está o problema. Ele fornece
uma série de informações com base nas quais você poderá tirar suas
conclusões através da interpretação dos gráficos e tabelas gerados.
Através da web análise e do domínio das ferramentas disponíveis que você poderá ter
uma leitura clara de todas as informações referentes a números e comportamento dos
usuários de qualquer tipo de site, seja ele de conteúdo ou comércio eletrônico.
Atualmente, nenhum administrador de site ou profissional de marketing
digital pode trabalhar sem essa ferramenta. É um verdadeiro mapa da
mina para quem deseja entender melhor a interação dos usuários com um
site ou campanha de marketing online.