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Branding: o que é, e como trabalhar a gestão de sua marca



Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Pense durante 1 minuto em uma marca. Além de pensar no nome, nas cores, letras, formas, sons você também pensou em sensações e lembranças?

É exatamente essa a função do branding: despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que irão representar, tudo isso ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

Essas práticas auxiliam na criação de valor além do produto. É mais que o produto, é quem a marca é. É a criação de significado por meio de símbolos. 


Qual a importância do Branding? 


A globalização aumentou a competitividade, e demonstrar diferencial de marca passou a ser

necessário, assim como ter um propósito que vá além de um posicionamento.

Ter uma marca com personalidade e propósito, criar identificação com as pessoas, com suas histórias, suas causas e promover boas experiências de marca são a chave para a recomendação, que hoje é uma das armas mais poderosas para aquisição de novos clientes. 


Como fazer um trabalho de branding na prática?


Existem diversas formas de trabalhar branding. Podemos dividir as iniciativas em dois grupos:


1. Identidade visual

São as representações visuais da sua marca que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor: logo, um estilo de foto, fontes, cores etc.

Quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas. Crie o seu manual de identidade visual da marca No manual, devem estar todas as cores que a marca pode ter, qual a fonte foi usada na sua criação

dela, quais são os códigos das cores, como ela deve ser aplicada em materiais, versões verticais e horizontais etc. 


2. Estratégia 

A estratégia faz o papel de transmitir os valores não visuais, é como você transmite o seu propósito. A criação de percepção pela estratégia se dá num nível mais profundo, em que o consumidor se identifica não só com o estilo, mas com os valores da marca criando uma conexão mais forte. Personalidade da marca

  • Qual a personalidade da sua marca?

  • Que adjetivos ela tem?

  • Se ela fosse uma pessoa, como ela seria?

Essas perguntas ajudam a criar uma imagem mental mais clara.


Tom de voz 

Como é a linguagem da marca? É descontraída? É especializada? Você precisa adequar a

linguagem ao público.

Pesquise quais são os termos usados pelos seus clientes em conversas casuais e adote os que fazem sentido para sua marca.


Conteúdo

Uma boa estratégia de conteúdo não ajuda somente sua marca a se destacar na busca, mas faz com que ela tenha visibilidade e ganhe autoridade no meio.


Que tal começar agora a aplicar os conceitos de gestão de Branding em sua marca e

fazer, dos seus simples consumidores, clientes apaixonados pelos seus produtos?



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