
Dica: 5 livros sobre gestão de pessoas

Bons profissionais mantêm uma rotina de constantes atualizações e, dessa
forma, estão sempre aptos a desempenhar um melhor trabalho. Existem várias
maneiras de fazer isso, e uma delas é a leitura. Por isso, este artigo traz
algumas dicas de livros sobre gestão de pessoas.
1. Talento para a Vida
O que você precisa para ser feliz? Esta é uma pergunta complexa e, apesar
das inúmeras possibilidades de resposta, para decifrá-la, é necessário seguir
um único caminho: o autoconhecimento.
Somente assim, é possível entender onde estamos e aonde queremos chegar;
perceber nossos talentos e fraquezas e, com isso, tomar atitudes que tornam a
jornada diária mais leve e prazerosa.
A 6ª edição do livro Talento para a Vida, escrito por Jorge Matos e Vânia
Portela, é como uma bússola que auxilia as pessoas a potencializarem os seus
talentos para encontrarem o caminho da satisfação, tanto na vida pessoal
quanto profissional.
2. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
A obra de Stephen R. Covey não está apenas no hall dos livros sobre gestão
de pessoas mais populares, mas é também um dos mais vendidos para quem
deseja se aprimorar no mundo dos negócios. O assunto principal não gira em
torno da gestão de equipe, o foco está na evolução profissional do indivíduo.
Esse é um tema muito útil para quem trabalha gerindo o capital humano, afinal,
contribuir para o crescimento dos colaboradores é um poderoso recurso para
manter a empresa em evolução.
3. Como dizer? A arte de dar e receber feedback
Estabelecer uma política de feedback é uma ação obrigatória para as
empresas que sabem o valor do capital humano para o seu crescimento.
A comunicação é um dos principais elementos nessa jornada, já que a
satisfação, o engajamento e a produtividade dependem também do retorno que
os profissionais recebem sobre o seu trabalho. Afinal, como podem saber em
quais aspectos estão acertando e falhando?
O livro de Eliane Pitta discute justamente a importância de implementar essa
cultura, revelando os motivos que tornam essa estratégia fundamental. Além
disso, fornece algumas dicas úteis para dar um retorno positivo às equipes.
4. Como fazer amigos e influenciar pessoas
Dale Carnegie é o autor deste best-seller dos livros sobre gestão de pessoas.
A publicação original já ultrapassou os 75 anos e é atualizada a cada nova
edição. Veja alguns assuntos que foram incluídos: o impacto da internet na comunicação;
redes sociais; normas de conduta para os novos formatos de relacionamento social; cyberbullying; assédio moral; críticas inadequadas.
Como você pôde perceber, a obra gira em torno do cultivo das boas relações
no mundo corporativo, fator decisivo para uma gestão de pessoas eficiente. Ao
promover um clima organizacional agradável, a empresa garante a sua
sustentabilidade no mercado.
5. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar
Sheryl Sandberg é o braço direito de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook.
Nesse livro, ela incentiva mulheres e homens a refletirem sobre a distorção do
mercado de trabalho, que elege profissionais do sexo masculino, em sua
maioria, para ocupar posições de liderança.
Ela estimula os leitores que reconheçam a capacidade de cada profissional
individualmente, independentemente de outros fatores. As dicas práticas para
que as mulheres utilizem todo o seu potencial podem ser aplicadas como forma
de incentivo às equipes das empresas, estimulando o engajamento e a
produtividade.