• Merkaz

Dica: 5 livros sobre gestão de pessoas



Bons profissionais mantêm uma rotina de constantes atualizações e, dessa

forma, estão sempre aptos a desempenhar um melhor trabalho. Existem várias

maneiras de fazer isso, e uma delas é a leitura. Por isso, este artigo traz

algumas dicas de livros sobre gestão de pessoas.


1. Talento para a Vida

O que você precisa para ser feliz? Esta é uma pergunta complexa e, apesar

das inúmeras possibilidades de resposta, para decifrá-la, é necessário seguir

um único caminho: o autoconhecimento.


Somente assim, é possível entender onde estamos e aonde queremos chegar;

perceber nossos talentos e fraquezas e, com isso, tomar atitudes que tornam a

jornada diária mais leve e prazerosa.


A 6ª edição do livro Talento para a Vida, escrito por Jorge Matos e Vânia

Portela, é como uma bússola que auxilia as pessoas a potencializarem os seus

talentos para encontrarem o caminho da satisfação, tanto na vida pessoal

quanto profissional.


2. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

A obra de Stephen R. Covey não está apenas no hall dos livros sobre gestão

de pessoas mais populares, mas é também um dos mais vendidos para quem

deseja se aprimorar no mundo dos negócios. O assunto principal não gira em

torno da gestão de equipe, o foco está na evolução profissional do indivíduo.


Esse é um tema muito útil para quem trabalha gerindo o capital humano, afinal,

contribuir para o crescimento dos colaboradores é um poderoso recurso para

manter a empresa em evolução.


3. Como dizer? A arte de dar e receber feedback

Estabelecer uma política de feedback é uma ação obrigatória para as

empresas que sabem o valor do capital humano para o seu crescimento.


A comunicação é um dos principais elementos nessa jornada, já que a

satisfação, o engajamento e a produtividade dependem também do retorno que

os profissionais recebem sobre o seu trabalho. Afinal, como podem saber em

quais aspectos estão acertando e falhando?


O livro de Eliane Pitta discute justamente a importância de implementar essa

cultura, revelando os motivos que tornam essa estratégia fundamental. Além

disso, fornece algumas dicas úteis para dar um retorno positivo às equipes.


4. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Dale Carnegie é o autor deste best-seller dos livros sobre gestão de pessoas.

A publicação original já ultrapassou os 75 anos e é atualizada a cada nova

edição. Veja alguns assuntos que foram incluídos: o impacto da internet na comunicação;

redes sociais; normas de conduta para os novos formatos de relacionamento social; cyberbullying; assédio moral; críticas inadequadas.


Como você pôde perceber, a obra gira em torno do cultivo das boas relações

no mundo corporativo, fator decisivo para uma gestão de pessoas eficiente. Ao

promover um clima organizacional agradável, a empresa garante a sua

sustentabilidade no mercado.


5. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar

Sheryl Sandberg é o braço direito de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook.

Nesse livro, ela incentiva mulheres e homens a refletirem sobre a distorção do

mercado de trabalho, que elege profissionais do sexo masculino, em sua

maioria, para ocupar posições de liderança.


Ela estimula os leitores que reconheçam a capacidade de cada profissional

individualmente, independentemente de outros fatores. As dicas práticas para

que as mulheres utilizem todo o seu potencial podem ser aplicadas como forma

de incentivo às equipes das empresas, estimulando o engajamento e a

produtividade.



SEJA UM MEMBRO MERKAZ!
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
venha tomar um café com a gente!

Rua Hungria, 1000 / São Paulo, SP - Brasil

​​Tel: (11) 3818-8874​ | contato@merkaz.com.br