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Dicas de E-mail Marketing para melhorar os resultados de suas campanhas

Aprenda alguns truques para melhorar a entregabilidade e as taxas de engajamento de suas ações.


Quem trabalha com E-mail Marketing sabe que essa é uma ótima forma de engajar seus clientes ou Leads. Mas para que tudo isso seja feito de uma forma eficiente, existem algumas regras e hacks que ajudam a melhorar a performance das campanhas.


Pensando nisso, separamos algumas dicas para você.


Assunto é muito importante

A primeira forma de chamar a atenção do seu Lead é utilizando um assunto interessante e criativo.

Assuntos muito comuns, não atraem o leitor, pois são muito genéricos e parecem mais do mesmo. Por isso, eles tendem a ter uma taxa de abertura menor dos que forem mais inovadores.


Incluir números e percentuais no assunto são atraentes, pois eles se vendem como informações concretas e comprovadas. Eles também trazem consigo o raciocínio lógico do leitor, o que exige mais atenção.

Exemplos de assuntos desse tipo seriam:

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Assuntos muito longos podem ser cortados em visualização mobile. Por isso, é recomendado mantê-lo entre 20 e 41 caracteres.


Use variáveis

As pessoas recebem tantos e-mails hoje em dia que elas acabam ignorando aquilo que elas sentem que é uma automação, ou seja, aquilo que não foi escrito especialmente para elas.

Assim, usar variáveis com nome do Lead e outras informações que você tem sobre ele e que são relevantes no contexto pode transformar seu e-mail one-to-many em uma mensagem que o Lead sente que foi feita especialmente para ele.


Tenha um bom balanço entre texto e imagem

Em geral, é recomendado que uma campanha de e-mail tenha 40% de imagem e 60% de texto para ter uma boa taxa de entregabilidade.

Isso significa, então, que e-mails que são compostos completamente por imagem ou e-mails que são totalmente texto não são recomendados, já que eles não trazerem os melhores resultados de entrega para você.


Palavras típicas de SPAM

Ao utilizar termos que são tradicionalmente utilizados em envio de SPAM, você também corre o risco de ter sua mensagem colocada na caixa de lixo eletrônico dos seus Leads.

Exemplos dessas palavras são: grátis, free, clique aqui, desconto, etc.


Não deixe o email longo demais

Além de fazer com que os leitores percam interesse no meio da mensagem, e-mails longos demais podem ter seu conteúdo cortado pelos provedores de e-mail.

Dessa forma, a pessoa vai perder um bom pedaço da sua mensagem se ela não clicar na opção de mostrar toda a mensagem.


Use Emojis

Os emojis possuem a capacidade de humanizar seu negócio, aumentando a proximidade entre cliente e marca.

Assim, utilizá-los de forma consciente pode ser uma ótima ferramenta de engajamento para os seus Leads.


Coloque links nas suas imagens

Por chamarem muito a atenção, os usuários podem tentar clicar na sua imagem para ser redirecionado a uma página que fale sobre ela.

Por isso, é importante não quebrar essa expectativa e configurar links para as imagens dos seus emails.


Faça um Call-To-Action

Um botão com link (call-to-action) é essencial para sua campanha de e-mail fazer sentido, pois é o que vai incentivar o Lead a realizar a próxima ação. Isso pode ser uma compra, conversão em Landing Page, acesso a material promocional no seu site, entre outros.


Envie códigos de desconto

Cupons promocionais são uma ótima estratégia para atrair novos consumidores ou para converter clientes antigos em recompra.


Teste antes de enviar

É essencial fazer um envio de teste do seu email antes de enviá-lo de fato. É nesse tipo de envio que a maior parte dos erros são encontrados, assim como possibilidades da melhoria do seu conteúdo.


Disponibilize uma opção de descadastro

Muita gente quer esconder a opção de descadastro para que os Leads não consigam sair da lista de envio. Contudo, ao tirar essa opção, ao invés de pedirem descadastramento, os Leads vão marcar sua mensagem como SPAM.

Essa marcação prejudica diretamente na sua taxa de entrega futura. Por isso, vale muito mais a pena receber um descadastramento do que ser colocado como SPAM.


Faça testes de horário

Além de testar seu conteúdo, uma boa prática é testar o horário em que seu email é enviado. Isso porque, diferentes dias da semana e horários podem ter resultados diferentes de engajamento para públicos diferentes.

Assim, é recomendado fazer testes com o horário que sua mensagem é enviada para que você possa maximizar o engajamento que você recebe nelas.



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