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O Que é SEO e para que serve?


SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português, significa Otimização para Motores de Busca. Essa prática é um conjunto de técnicas e configurações que você pode aplicar no seu site para que ele seja visto com mais carinho pelos motores de busca, como o Google. 


Com as técnicas de SEO aplicadas de maneira correta, é possível fazer otimização de sites e conseguir alcançar as melhores posições nos motores de busca. E de forma orgânica, inclusive, que é aquela em que você não precisa gastar com publicidade para aparecer em destaque.

Essa otimização pode ser feita de diferentes formas. Pode ser dentro do próprio texto, nas configurações do seu site e até na maneira como as imagens são inseridas e nomeadas nos conteúdos. 


Quanto mais otimizado é um site, mais chances ele tem de aparecer na primeira página dos resultados das pesquisas. E é exatamente isso o que você vai querer para ganhar mais tráfego, vender mais e ser uma referência na rede.


Em suma, as práticas de SEO podem ser divididas em:

SEO On-Page. São aquelas aplicadas DENTRO das páginas do seu site. Pode ser nos conteúdos que você publicar, nas páginas de destaque (como landing pages, por exemplo), no tempo de carregamento do site e também na otimização do código da linguagem em que ele é executado.

SEO Off-Page. São aquelas aplicada por FORA das páginas do seu site. São basicamente os links que você usa para referenciar outros sites e os links de outros sites que referenciam o seu (backlinks).


Por Que SEO é Importante Para Seu Negócio Online?

Quem está na internet quer ser visto e lembrado como uma referência em qualquer área de atuação. Um site bem otimizado para SEO garante que ele seja mostrado e recomendado nos resultados de pesquisa.


Agora, vamos considerar uma situação hipotética em que você tenha um site sobre tênis importados. E que, mensalmente, cerca de 50 mil pessoas procurem no Google pelos termos “tênis importado”.


Considerando que seu site esteja entre os primeiros resultados mostrados na busca, as chances de receber mais tráfego e de vender mais aumentar exponencialmente. E não é exatamente este tipo de sucesso que você quer para seu negócio?

Um estudo de cliques orgânicos (não patrocinados) mostra, inclusive, que o 1° lugar nos resultados de buscas no Google recebe 21% de todos os cliques dos usuários da internet. O 2° fica com 10% e, o 3°, com 7%.


Confira 5 dicas para melhorar o rankeamento do seu site nos motores de busca:


1. Escolha a palavra-chave certa

Pode parecer básico (e até é), mas esse é um detalhe muito importante que muitos deixam passar.

Busque a palavra-chave certa! E não, a certa não é a com maior volume de buscas, nem a com menor dificuldade de rankeamento. Ela é aquela que está relacionada à sua persona, solucionará o problema dela e tem chances reais de rankeamento.


2. Realize o objetivo da busca

Ok, você escolheu sua palavra-chave, mas e agora?

A verdade é que não adianta escrever um conteúdo “aleatório sobre o tema”. Você pode escrever o maior e mais completo conteúdo sobre um tema, mas de nada adianta se ele não responder a intenção de busca do usuário.


O buscador tem maneiras de identificar quem está entregando o conteúdo esperado (ou até mesmo superando estas expectativas).


3. Observe os primeiros resultados da busca antes de escrever seu conteúdo

Uma boa ideia para entender o que as pessoas procuram e o que suas dúvidas é observar atentamente os primeiros resultados da busca (tanto em português quanto em inglês, já que é muito interessante entender quais as tendências do mercado também no exterior).


A partir dessa observação, você consegue encontrar pontos em comum e mesmo questões ainda não respondidas para estruturar um conteúdo ainda mais completo.


Entenda o que esses conteúdos oferecem e tire ideias. Coloque-se no lugar da sua persona: falta algo ali? Existe algum ponto que está demais?


4. Faça URLs amigáveis

As URLs funcionam como um endereço da página na internet. Garanta que elas sejam amigáveis, ou seja, fáceis de ler e memorizar.


É importante também que as URLs sejam atemporais, o que permite a atualização de conteúdo sem necessidade de mudança de URL.


Lembre-se: uma URL nunca deve ser alterada, pois você perderia toda a autoridade já conquistada naquela página. (Caso precise alterar URLs, você deve fazer o redirecionamento do conteúdo.)


Quer um exemplo? Vamos supor que você fez um post com o seguinte título: “Os 10 melhores destinos para conhecer em 2020”. A sua URL até poderia ter essa estrutura, mas olha como ela ficaria:

www.seusite.com/os-10-melhores-destinos-para-conhecer-em-2020


Repare como ela não permite atualização de conteúdo, tanto por serem 10 destinos (e se você quiser colocar um a mais?) quanto por ser temporal (e se você quiser atualizar o post em 2021 e divulgá-lo novamente).

A não ser que você queira criar um post para cada ano (o que pode ser interessante, mas exigirá que você conquiste autoridade para aquela página toda vez), boas opções de URL seriam:

www.seusite.com/melhores-destinos

www.seusite.com/destinos-para-conhecer


Viu como isso faz a diferença? Além de agora você poder atualizar o conteúdo sem medo, você ainda garantiu uma URL curta e sem números!


5. Atualize seu conteúdo

Ela é uma das mais  importante estratégia em SEO.

Isso porque não adianta apenas publicar um grande volume de conteúdo, se seus posts anteriores tornam-se ultrapassados e obsoletos.


Só porque seu conteúdo é evergreen não significa que ele durará para sempre. Pelo contrário: para ser evergreen, ele precisa ser atualizado!

Os usuários interpretam atualização de conteúdo de forma positiva — e o Google também (o que impacta diretamente nos rankings)!


O motivo é simples: conteúdos atualizados oferecem informação sempre relevante e serão, portanto, sempre úteis, acompanhando as tendências e mudanças do momento.


Preste sempre atenção aqueles conteúdos que são fundamentais para o seu negócio e que trazem mais clientes e usuários para sua estratégia. Perder posições neles seria uma ameaça muito grande para as táticas de marketing de conteúdo da sua empresa.



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